27 dez Expectativas para o mercado imobiliário em 2022: mesmo com a alta da Selic, setor deve se manter aquecido
Na contramão dos demais setores da economia, o mercado imobiliário registrou resultados surpreendentes durante todo o período da pandemia. A necessidade de um novo olhar sobre as residências, locais onde as pessoas passaram a maior parte do tempo, os juros baixos e a super alta do dólar foram os principais responsáveis por esse aquecimento geral do mercado imobiliário. A expectativa para 2022 é que o segmento siga aquecido, mesmo com a alta da taxa Selic. Em 2021, o PIB do setor de imóveis subiu 4%, de acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Desde 2013 o setor não atingia esse patamar.
Vale um destaque para o mercado de alto padrão, onde o crescimento chegou a 247% neste ano. Com mais tempo em casa, o investimento em imóveis de luxo ocorreu devido a necessidade de mais espaço, tanto dentro como fora de casa, onde a área externa se tornou ainda mais importante diante do distanciamento social imposto pela pandemia. Além disso, com as fronteiras fechadas e a impossibilidade de viajar, os investimentos mudaram: ao invés de procurar um destino para curtir as férias, muitas famílias optaram por vivenciar novas experiências dentro das próprias casas.
Um dos motivos que validam essa expectativa positiva para 2022 está ligada à ação de grandes incorporadoras, especialmente com a procura de terrenos em alta. A perspectiva de lançamentos de empreendimentos promete manter o mercado aquecido. E o perfil desses imóveis também será diferente: espaços como varandas, escritórios e infraestrutura externa, por exemplo, que antes não eram requisitos essenciais para compra, hoje são características prioritárias para um novo estilo de vida.
Mais do que nunca, diante da probabilidade de crescimento de um setor fundamental para a economia, é importante que ações de desburocratização sejam ainda mais presentes. Os dois anos provaram que é possível acelerar as negociações de forma segura e profissional. Oferecer visitas online, autorizações virtuais, assinaturas de contratos digitais, entre outras inovações não será mais apenas um diferencial do empreendimento, passando a ser uma necessidade frente ao novo padrão de comportamento do consumidor.