Transformação digital é tendência na cadeia de incorporação e construção

A transformação digital foi alavancada durante a pandemia, principalmente pela necessidade de diferentes setores se adaptarem à nova realidade de comércios fechados, trabalho remoto e distanciamento social. A cadeia de incorporação e construção foi uma das grandes afetadas pelas medidas de isolamento, que acabaram por impedir as tradicionais visitas a obras e imóveis, além da paralisação de serviços essenciais. Apesar disso, os resultados foram positivos em 2020.

De acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor imobiliário avançou 26% em relação a 2019. Para 2021, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) estima que as vendas de imóveis devem crescer cerca de 35% sobre 2020. Além disso, a transformação digital é a grande tendência para o setor neste ano. Segundo a pesquisa da FLOW Executive Finders, o ano de 2021 deve registrar um aumento de 83% nos investimentos em tecnologia.

Nesse cenário, as imobiliárias digitais estão respondendo satisfatoriamente às mudanças nos hábitos de consumo do mercado imobiliário, uma vez que dão liberdade e praticidade ao cliente para encontrar o imóvel que melhor atende sua necessidade, além de realizar vistorias sem transtornos e ficar livre de fiadores. O objetivo da tecnologia é tornar o caminho mais fácil, com tomadas de decisões baseadas em dados, evitando algumas burocracias, dando agilidade nas negociações, com a redução de custos com documentação e impactando positivamente no desempenho do negócio.

Para além das imobiliárias, a transformação digital se estende para o uso das novas tecnologias em diferentes etapas do processo da construção, desde a elaboração do projeto arquitetônico, elaboração de orçamentos, planejamento da obra, contratação de serviços preliminares, entre outros. Desse modo, é evidente que a mudança na forma como interagimos uns com os outros, com marcas e também serviços está transformando as relações de consumo e a sociedade como um todo. Por isso, as decisões pessoais e empresariais estão considerando, cada vez mais, as vantagens e os impactos do digital em seus negócios.